EDUFBA lança o livro “Reagregando o social” de Bruno Latour, em Salvador

Segue o texto de divulgação do livro de Bruno Latour lançado em português pela Edufba. Já o li em inglês mas quero ter a oportunidade de tê-lo em português, pois é um livro imprescindível para quem quer estudar a Teoria Ator-Rede (ANT). Recomendo. No lançamento, custará R$ 50, como anunciado em outro email.

***

EDUFBA lança o livro Reagregando o social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede, do antropólogo francês Bruno Latour, em Salvador

Evento integra o Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos, que acontece nesta segunda-feira, 6, com a participação de renomados pesquisadores

 evento a vida sereta dos objetos

Em parceria com a Editora da Universidade do Sagrado Coração (EDUSC) e com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea (PÓSCOM/UFBA), a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) apresenta a primeira tradução em português do livro Reassembling the Social, de Bruno Latour, com o título de Reagregando o social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. O lançamento integra a programação do Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos e acontece nesta segunda-feira, 6, às 19h, no ICBA, em Salvador.

         O que vem a ser uma sociedade, o que significa a palavra social? De que modo o rumo de uma sociedade pode ser alterado? As respostas para estas e outras questões são encontradas em Reagregando o social. Neste livro, o antropólogo francês Bruno Latour apresenta a sociologia de maneira menos antropocêntrica, trazendo os não-humanos ao centro do debate sociológico. O autor acredita que para entender ainda mais o humano é preciso partir da ideia de que os objetos são dotados de agência, ou seja, têm poder de ação.

         Além do lançamento de Reagregando o social e de conferência com o autor, o Simpósio conta com uma série de diálogos com outros pesquisadores, nacionais e internacionais, como Graham Harman, Richard Grusin, Siegfried Zielinski, André Lemos, Erick Felinto, Adalberto Müller e Vinicius Andrade Pereira. O objetivo é unir conhecimentos de diversas áreas de estudo, como Comunicação Social, Literatura e Filosofia, promovendo a discussão de temas, teorias e perspectivas metodológicas da pesquisa mundial. Para acessar a programação completa, clique aqui.

 

Serviço

  • O quê: Simpósio Internacional A Vida Secreta dos Objetos
  • Quando: 06 de agosto, segunda-feira, a partir das 8h30
  • Lançamento de Reagregando o social, de Bruno Latour: 19 horas
  • Onde: ICBA – Goethe-Institut (Corredor da Vitória, Salvador – Bahia)
  • Quanto: inscrições gratuitas – www.avidasecretadosobjetos.wordpress.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *