574 words • 2~3 min read

Cachoeira, UFRB e São Félix

Cachoeira é uma das cidades mais importantes do Recôncavo Baiano e fica umas 3h de Salvador. Conheço esta cidade desde criança, pois minha mãe nasceu em um dos municípios rurais de Cachoeira. Para visitar os parentes, vamos até lá e pegamos uma outra condução para a roça. Também já estive na festa de São João de Cachoeira.

Nesta sexta, dia 9, estive de novo em Cachoeira, porque um colega da galera do software livre, o Wille, me convidou a participar de um evento realizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. (em breve, relato específico sobre o evento no meu outro blog).

Só cheguei para o almoço em companhia do meu colega e de alguns professores da UFRB. O intervalo também teve direito a uma ida a são Félix, atravessando a centenária Ponte D. Pedro II para um café na casa de um outro professor.

Foi muito bom rever a cidade sob outra perspectiva, com o movimento trazido pela UFRB e os eventos que estavam ocorrendo no dia.

Esta foto apresenta uma das ruas centrais de Cachoeira, com vista do prédio da UFRB:

Cachoeira vista da UFRB

Já na volta para casa, da rodoviária, tirei esta foto de São Félix, a partir do terminal rodoviário de Cachoeira. Lembrando que as duas cidades são divididas pelo importante Rio Paraguaçu, que nos abastece.

São Felix vista de Cachoeira

Foi apenas uma rápida passagem por Cachoeira, mas o suficiente para matar a saudade e vê-la em sua nova fase, mantendo sempre o seu caráter histórico. Mais significativa foi a viagem por está ainda próximo a data da comemoração da Independência da Bahia, que teve esta cidade como um dos principais cenários desse fato histórico.