Conferência do Prof. Dr. Muniz Sodré no PosCóm/UFBA, 26/nov

Estamos todos ansiosos por esta conferência, que marcará o início do semestre 2012.2 e que contará com este renomado pesquisador. Vejam a mensagem de convite e divulgação:

O Campo Científico da Comunicação

Conferência do Prof. Dr. Muniz Sodré

 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da UFBA tem o prazer de convidar a comunidade acadêmica para a conferência de abertura do semestre 2012.2 intitulada “O campo científico da comunicação”, proferida pelo Professor Dr. Muniz Sodré no ano em que ele completa 70 anos. Como atividade de abertura, o PósCom homenageia o ilustre professor por meio da fala de dois de seus docentes, o Prof. Dr. André Lemos e o Prof. Dr. Wilson Gomes.

 

  • Local – Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA
  • Dia – 26 de novembro de 2012
  • Hora – 19h
  • Transmissão ao vivo – link a ser divulgado no site do PósCom (http://www.poscom.ufba.br/)


Poliglota, Muniz Sodré é um dos mais importantes e respeitados intelectuais brasileiros, tendo se dedicado a pensar como poucos o campo da comunicação e da cultura dos media no Brasil. Baiano de São Gonçalo dos Campos, Sodré se formou em direito em 1964 pela Universidade Federal da Bahia, fez mestrado em Sociologia da Informação e Comunicação na Université de Paris IV (Sorbonne) em 1967 e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). É Livre-Docente em Comunicação pela UFRJ e Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi Presidente da Fundação Biblioteca Nacional de 2005 a 2011.

 

Intelectual versátil, possui mais de 30 livros nas áreas de Comunicação e Cultura, centenas de ensaios e artigos publicados em revistas acadêmicas e jornais, bem como livros de ficção. Proferiu conferências e ministrou cursos em universidades da Europa, Estados Unidos e da América Latina.  Como professor foi responsável pela formação de toda uma geração de excelentes pesquisadores no campo da comunicação. Alguns de seus livros são referência na área, como Monopólio da Fala e Comunicação do Grotesco. Seus últimos livros publicados são “Reinventando a educação – diversidade, descolonização e redes”, de 2012, Editora Vozes, e “A Narração do Fato – Notas para uma teoria do acontecimento”, de 2009, pela mesma editora. Seus últimos artigos são “Comunicação: um campo em apuros teóricos”, de 2012 publicado na revista Matrizes (USP), “O Real Espaço do Livro”, de 2012, no livro “Paradigmas Brasileiros em Ciências da Comunicação”, da INTERCOM, 2012, “A cor como patrimônio ou defeito”, de 2012, no livro “Território Livre da Democracia – Os novos debates do Teatro casa Grande”, da Editora Jardim Objeto, e “Informação e boato na rede”, no livro de 2011 “Jornalismo Contemporâneo: figurações, impasses e perspectivas”, publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia.

II Seminário do Programa da Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRB, 27-29/nov

O II Seminário do Programa da Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGCS/UFRB) será realizado de 27 a 29 de novembro de 2012, nas dependências do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, na cidade histórica de Cachoeira –BA.

A seguir, informações do GT: 3 – GÊNERO, RAÇA E OUTRAS FORMAS DE SUBALTERNIDADE:

Coordenação: Angela Figueiredo (UFRB)  angelaf39@gmail.com e Osmundo Pinho (UFRB) osmundopinho@uol.com.br

RESUMO: A proposta do GT é estabelecer  um diálogo entre os pesquisadores (as) que buscam melhor entender as dinâmicas que levam a  naturalização e permanência das desigualdades de gênero, raça e classe existentes nas sociedades capitalistas.  Desde a publicação do pioneiro artigo de Lélia Gonzales “Racismo e sexismo na cultura brasileira” no final da década de oitenta muito tem sido dito e pesquisado sobre a contribuição das mulheres nos mais diferentes âmbitos de nossa sociedade. Do mesmo modo, é significativa a contribuição de pesquisadores que buscam compreender a interseccionalidade das categorias de gênero, raça e classe. Nesse sentido, a cidade de Cachoeira inspira uma reflexão sobre esta temática uma vez que a cidade é internacionalmente conhecida pela arquitetura e, principalmente, pelo protagonismo das mulheres negras,  quer seja como liderança nos terreiros de candomblé ou como integrantes da centenária  irmandade da Boa Morte.  Por estes motivos, a proposta do Gt  é não somente possibilitar o diálogo com aqueles que se propõem a descolonizar o conhecimento quanto propiciar a criação de um fórum  permanente de debate sobre os temas acima mencionados.

Para mais informações viste o site do evento: http://www.ufrb.edu.br/sppgcs/

Colóquio Internacional Teorias dos Meios de Comunicação no Brasil e no Canadá – 22-26/out

Acontece nos dias 22 a 26 de outubro de 2012 na FACOM/UFBA, o Colóquio Internacional Teorias dos Meios de Comunicação no Brasil e no Canadá: história e atualidade.

O evento é composto por apresentações de trabalhos e as seguintes mesas-redondas:

  • MESA 1: Epistemologia, campo da comunicação
  • MESA 2: Teorias da comunicação, e pistemologia e metodologias
  • MESA 3: Meios de comunicação
  • MESA 4: Teorias da comunicação, social

Confira a programação completa (PDF) e veja mais informações em http://teoriasetecnologiasdacomunicacao.org/.

As inscrições são gratuitas e deve ser feitas no local no primeiro dia do evento.

V CONECO – Congresso de Estudantes de Pós-Graduação em Comunicação – 24 a 26/out

Segue o texto de um evento que ocorre anualmente em Niterói-RJ e é reconhecido por ser idealizado e organizado pelos estudantes do Rio de Janeiro para ser mais uma alternativa ao debate acadêmico.

A quinta edição do Coneco aborda uma reflexão dos alunos dos programas de Pós-Graduação em Comunicação sobre seu papel no âmbito acadêmico, social e mercadológico na contemporaneidade. A ideia de reencontro simboliza o retorno deste ambiente de debates, depois de três anos de pausa. Sob diferentes olhares, discentes, docentes, atores sociais e agentes do mercado discutirão, ao longo de três dias, novas perspectivas e caminhos no âmbito da comunicação brasileira.

Tema: Reencontros em Comunicação

Quando: de 24 a 26 de outubro de 2012

Onde: Universidade Federal Fluminense (Campus do Gragoatá) – Niterói, RJ

Informações: contato@conecorio.org e http://www.coneco.uff.br

Redes Sociais: Facebook: http://on.fb.me/N7K2Kh e Twitter: @VCONECO

II Seminário Cultura e Subalternidades – 15 a 19/out

Mais um texto de divulgação de evento, dessa vez ligado ao outro programa de pós-graduação da FACOM/UFBA, o PosCultura.

—-

Como parte das atividades do Grupo de Pesquisa em Cultura e Subalternidades, acontece, dos dias 15 a 19 de outubro, das 17h00 às 18h30, no auditório do PAF V da UFBA, em Ondina, o II Seminário Cultura e Subalternidades.

O evento, coordenado pelos Professores Marinyze Prates, Maurício Matos e Denise Carrascosa, tem como objetivo promover a reflexão interdisciplinar acerca dos significados e dos valores postos em circulação na produção cultural brasileira, privilegiando-os como lugares de observação dos diferentes processos de construção das relações de poder na contemporaneidade.

Em funcionamento desde 2010, o Grupo de Pesquisa em Cultura e Subalternidades é filiado ao Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Mílton Santos (IHAC), ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) e ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura).

O evento contará com apresentações de trabalhos e duas conferências, de abertura e encerramento, a serem proferidas respectivamente pela Profa. Dra. Eneida Leal Cunha (PUC-RJ/UFBA) e pelo Dr. Phil. Vinícius Mariano de Carvalho (Universidade de Aahus-Dinamarca).
Serão conferidos certificados aos participantes e as inscrições, gratuitas, serão realizadas nos dias e horários do evento. Clique no link abaixo para conhecer o site do grupo e ver a programação do evento.

www.gpsubalternidades.ufba.br